Portuguese Chinese (Traditional) English French German Italian Japanese Korean Spanish

Há 28 anos inovando

Conheça essa história >>

Vista cansada (Presbiopia) Imprimir E-mail

O que é:
 

A presbiopia, conhecida como "vista cansada", é o distúrbio presente nas pessoas a partir da quarta década de vida (40-45 anos) passando a não permitir mais a visão nítida de objetos ou imagens situadas próximas aos olhos. Uma forma de observar que uma determinada pessoa já possui alguma presbiopia é notar que ela afasta um livro dos olhos ao ler.

 

Invariavelmente, todas as pessoas, mais cedo ou mais tarde, acabam adquirindo a presbiopia. Alguns míopes, mesmo após a faixa etária esperada, podem enxergar bem de perto se estiverem SEM os seu óculos ou lentes de contato.

Existem algumas teorias para que a presbiopia ocorra. Alguns acreditam que a presbiopia é devida à esclerose do cristalino, outros que é devida ao enfraquecimento do músculo ciliar (músculo esse que modifica a forma do cristalino e permite o foco dos objetos próximos), e ainda, uma teoria mais recente (1992 - Ronald Schachar) afirma que o cristalino cresce durante toda a vida, o que diminui o espaço entre ele e o músculo ciliar (desta forma, mesmo contraindo-se normalmente, este músculo - por falta deste espaço - não consegue mais atuar sobre o cristalino).
 


  
No olho normal, o músculo ciliar contrai ou expande o cristalino, permitindo a alteração do foco dos objetos próximos.

 


 
Na presbiopia, seja pela esclerose do cristalino, pelo crescimento contínuo do cristalino, ou pela inatividade do músculo ciliar, a alteração de foco não ocorre.
 
 
 
Imagens pesquisadas em rangel.med.br
 

Tratamento:

Os recursos tradicionais apontam para o uso obrigatório de óculos para perto, do tipo meia-armação, bifocais ou multifocais.

Um pouco mais avançado, encontramos as lentes de contato bifocais e a técnica da monovisão, em que um olho recebe a lente para visão de longe e o outro para perto, mas não são todas as pessoas que se adaptam a essas soluções.
 

Correções cirúrgicas:

Uma nova cirurgia está sendo desenvolvida. Nela a esclera é expandida em torno do cristalino, visando gerar mais espaço para que o músculo ciliar possa voltar a realizar seu trabalho de alternância de foco com o cristalino. Essa cirurgia no entanto ainda é muito nova, e melhores resultados ainda estão sendo esperados.

Enquanto isso, o Dr. Edigezir está fazendo o implante de lente multifocal em pacientes na faixa dos 55 anos.

Uma outra alternativa utilizada pelo Dr. Edigezir, que tem demonstrado grande sucesso entre alguns de seus pacientes com presbiopia, é deixar uma miopia muito leve em um dos olhos que passou por cirurgia LASIK - seja para correção de miopia, hipermetropia, ou astigmatismo. A a explicação é simples. O olho que recebeu correção total, vai apresentar presbiopia, mas o olho que ganhou uma leve miopia é capaz de continuar vendo os detalhes bem próximos. Passado algum tempo da cirurgia, o cérebro do paciente vai aprendendo qual olho deve ser o dominante - de acordo com a distância do objeto a ser focado. A cada dia esse processo passa a acontecer numa velocidade tão grande que a pessoa não mais percebe que a visão de um olho é diferente do outro.  
   

O olho direito (vermelho - com leve miopia) até certa distância possui boa visão. Já o olho esquerdo (azul - com correção total, mas com presbiopia) a partir dessa distância é que começa a focar os objetos e detalhes. O cérebro decide qual é o olho dominante para o melhor foco a cada instante.

 
Harley Street - Clínica de Olhos
ebg.oftalmo@gmail.com
Tel.: (21) 2512-9915
Rua Visconde de Pirajá, 547 / 216 - Ipanema
22410-003 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Veja no mapa